LITRO @TIMELESS – EXD 09

Torneira 004

LITRO foi o objecto apresentado e desenvolvido para o briefing da exposição “Timeless, Menos é mais” para a Experimentadesign 2009.

Euroliva 02A partir da escolha da torneira EURO OLIVA, objecto intemporal concebido na decada de 70 pelo designer Daciano da Costa, partimos para a reflexão “Menos é mais”.
Esta torneira – LITRO – não se apresenta como um sistema novo de redução do consumo de água, mas tenta comunicar com o seu utilizador o quando ele está a consumir através de um visor-contador. Pretende-se passar a responsabilidade para o racionamento de água voluntário mas informado do consumidor, para que esteja nas suas mãos optar por gerir o seu uso consciente.

LITROTorneira 006

Menos é melhor

“Menos” será sem dúvida a palavra de ordem para 2009. Milhões de pessoas terão menos dinheiro, menos habitação, menos conforto, menos comida. Atingimos o limite dos nossos recursos naturais e financeiros e não há como aceder a crédito. Temos portanto de nos contentar com menos.

Por mais negativa que esta realidade do “menos” possa parecer, é possível extrair dela lições válidas. Poderá menos ser mais? Poderá a célebre máxima de Mies van der Rohe adquirir um novo sentido, não apenas estilístico, mas enquanto impulso positivo em direcção a lógicas de design mais sustentáveis e economicamente viáveis? Como transformar menos em melhor? Muito se tem dito sobre a necessidade de combater o consumismo desenfreado, poupar recursos, energia, tempo. Mas como colocar em prática estas orientações? Como desenvolver produtos e estratégias que resultem num “menos positivo” que não nos faça sentir mais pobres? É possível reprogramar a cobiça? Tornar o “menos” sedutor? Como pode a ideia de “menos” tornar-se um princípio emancipador em vez de uma mera restrição?

A EXPERIMENTADESIGN lançou o repto a um grupo de países e as suas comunidades criativas. O resultado é Timeless, um showcase experimental que propõe ideias, conceitos e estratégias sob o lema “Menos é Melhor”. Materiais e imateriais, estes novos artefactos para o século XXI deverão implicar menos recursos, sistemas de produção menos complexos e formas de distribuição mais simples. Esperamos que sejam intemporais.

Pedrita + Frederico Duarte, curadores da exposição TIMELESS para a Experimentadesign 2009.

timeless

Anúncios

Em que projecto o podemos ajudar?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: