“COMO PODEMOS ESTIMULAR E APOIAR O DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS DE INOVAÇÃO SOCIAL A PARTIR DE UMA METODOLOGIA DE CO-DESIGN?”

L_mindmapOlá. Precisamos de uma metodologia de design social /co-design para apoiar o desenvolvimento de ideias de inovação social, ie, que visam resolver problemas sociais como o desemprego ou o envelhecimento ativo. Queremos preparar um espaço para esse fim e capacitar os participantes para desenvolverem colaborativamente as suas ideias.

Este foi o mote lançado pelo ‘Banco de Inovação Social’ BIS no nosso webblog. E esta foi também uma oportunidade para trilharmos aquilo que gostariamos de promover e trabalhar: o design, como metodologia, ao serviço da inovação social. A metodologia “Fábrica das Ideias” foi o resultado do nosso trabalho que recentemente foi introduzido no projecto UAW- United At Work e na sua plataforma on-line.

Foi criado um processo, baseado na metodologia projectual de design – design thinking, que procurasse caminhar junto dos participantes, apoiando-os e ajudando-os a encontrar soluções e a sedimentar ideias. Pretendeu-se contribuir para o crescimento de uma cultura de inovação social em que as pessoas são estimuladas a colaborarem criativamente para a resolução de pequenos e grandes problemas.

A_empatia O design como processo é uma metodologia caracterizada por ser optimista, criativa e colaborativa, centrada na observação empática dos utilizadores e na acção experimental cíclica: protótipo-reflexão, tornando-se mais resiliente às eventuais falhas e novos desafios na fase de implementação de um produto, espaço ou serviço. Como se baseia na observação qualitativa dos sujeitos envolvidos é uma metodologia centrada nas pessoas, intuitiva, que se foca mais nas relações e análises comportamentais do que nas análises quantitativas.

Ao entrar na “Fabrica de Ideias UAW” poderá fazer o seu login, desenvolver a sua ideia e no fim, com os dados que foi submetendo, terá um ‘mind map’ da sua ideia que o ajudará a estruturar os próximos passos e a apresentar o seu projecto a terceiros. Deixamo-vos à disposição o resultado do nosso contributo. Subscrevam a nossa Newsletter e deixem-nos o vosso contacto para descarregarem a versão PDF da “Fábrica de Ideias: Metodologia de Design para a Inovação Social“. 3_tip

– Pesquisa, desenvolvimento e consultoria: Bárbara Fachada, Cristina Coelho e Daniel Caramelo
– Ilustração: Lara Domingues J_reacoes

Licença Creative Commons “Fábrica de Ideias” by LINHABRANCA is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 4.0 Internacional License. Permissions beyond the scope of this license may be available at info@linhabranca.com.

Anúncios

Em que projecto o podemos ajudar?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s